Na noite desta quarta-feira, 23 de abril, a Aprosol promoveu um jantar de confraternização com os coordenadores de setores, prestadores de serviço, representantes da imprensa e autoridades municipais envolvidas na realização da Exposol 2025. O encontro, já tradicional na gestão de Orlando Sebastião Klein, gestor geral da Aprosol, marca o momento final de preparação para o evento, que ocorrerá de 1º a 4 de maio no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade.
Durante a reunião, Klein destacou o trabalho coletivo de mais de 100 pessoas diretamente envolvidas na produção da feira e agradeceu à Prefeitura de Soledade, aos coordenadores voluntários e à equipe da Aprosol. “Sempre priorizamos essa parceria entre todos os envolvidos. Temos uma feira multissetorial com dez segmentos e cerca de 50 coordenadores trabalhando de forma integrada. A Exposol é resultado de uma construção coletiva, que reúne esforço, dedicação e comprometimento”, pontuou.
Entre os pontos enfatizados por Klein estão os cuidados com a mobilidade urbana e o planejamento da segurança. Ele mencionou que a organização trabalha em conjunto com a CCR ViaSul, a Polícia Rodoviária Estadual e a Prefeitura para garantir a fluidez do trânsito nos acessos ao parque, além de reforçar a sinalização interna e externa. “Precisamos da colaboração da imprensa para orientar o público sobre as melhores rotas e horários. Nossa expectativa é de um público superior a 200 mil pessoas, então é fundamental estarmos atentos aos detalhes para garantir uma boa experiência a todos”, reforçou.
O gestor também mencionou iniciativas que evidenciam o compromisso social da feira, como o espaço de acolhimento e inclusão de pessoas com TEA, o projeto “Todos por Elas” — voltado à conscientização sobre a violência contra a mulher — e as ações de sustentabilidade relacionadas à separação do lixo orgânico e reciclável. “A Exposol é muito mais do que uma feira de negócios. Ela representa nossa identidade, nosso compromisso com a comunidade e nosso papel social como entidade organizadora”, destacou.
Presente no jantar, o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, parabenizou Klein pela condução do evento e ressaltou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada. “A Aprosol é uma organização civil composta por representantes dos setores produtivos do município. Essa fórmula de cooperação entre a entidade e a administração municipal é o que explica o sucesso da Exposol. É uma feira que cresce a cada ano e que nos enche de orgulho, especialmente neste ano em que celebramos os 150 anos de Soledade”, afirmou.
Cattaneo também valorizou o trabalho dos servidores municipais e lembrou que todas as administrações anteriores contribuíram com a consolidação da Exposol. “Essa é a maior vitrine de Soledade para o mundo. E o que garante sua continuidade é essa construção coletiva, que envolve voluntários, entidades, imprensa, empresários e o setor público. Quando todos trabalham juntos, o resultado é uma feira à altura do que Soledade merece”, finalizou.
A Exposol 2025 é realizada pela Aprosol e tem como apresentadores Farmácia São João, Icatu Coopera, Stock Center, Vibra Foods, Unifique, e patrocínio da Cotrijal, Sicredi, Banrisul, Sicoob, Corsan Aegea, Basso Pancote, BRDE, Afubra, Unimed, Coprel Telecom, Badesul e Cerfox. O apoio é da Emater, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e SETUR – Secretaria do Turismo – Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Soledade – 150 Anos, Câmara de Vereadores de Soledade e Ministério da Cultura, Governo Federal e da Lei Rouanet, Incentivo a Projetos Culturais.