Faltando 30 dias para a realização da 23ª edição da Exposol, os preparativos entram em uma nova fase, com ritmo mais acelerado no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade. A feira, que acontece de 1º a 4 de maio, já tem praticamente todos os espaços comercializados e passa por uma série de melhorias na infraestrutura, organização dos setores e adequações na logística interna.
De acordo com o gestor geral da Aprosol, Orlando Sebastião Klein, o trabalho da equipe está focado em organizar os detalhes que envolvem a estrutura do parque. “Estamos nos dedicando diariamente à organização dos espaços e finalizando a comercialização. A maior parte dos pavilhões internos e externos já está com seus espaços reservados”, explicou.
Entre as mudanças desta edição, o Salão do Automóvel passa a ocupar a parte central do parque, deixando o local onde tradicionalmente era montado. Já o setor de inovação será mantido ao lado do Pavilhão 3. A Feira da Agricultura Familiar ganhará um novo espaço externo, em frente ao Pavilhão 6, equipado com tablado, mesas e bistrôs. “Será uma área apropriada para descanso e consumo dos produtos adquiridos, algo que os visitantes sempre pedem”, disse Orlando.
A área central do parque também está recebendo atenção. Uma nova calçada ligará a frente da Comissão Central ao Pavilhão 4, onde acontece uma das feiras de pedras preciosas. A iluminação interna desse pavilhão está sendo substituída, e melhorias estão sendo feitas na acessibilidade com a instalação de uma marquise no acesso ao ginásio e revisão de calçadas e banheiros.
O setor de máquinas e implementos agrícolas permanece na entrada à esquerda do parque. A organização ainda trabalha na ocupação dos últimos espaços e fará ajustes visuais e de ambientação. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas por parte do setor do agronegócio, seguimos valorizando a presença dessas empresas na Exposol”, destacou o gestor.
Para os expositores que participaram da edição anterior, foi garantido o direito de renovação dos espaços com os mesmos valores praticados em 2024. “A maioria dos expositores manteve presença, especialmente nos setores de pedras preciosas, indústria e comércio, agricultura familiar e artesanato”, explicou.
Os acessos ao parque seguem nos mesmos moldes dos anos anteriores. O estacionamento será mantido na área interna, com valor diário de R$ 30 e passaporte de R$ 100. A área ao fundo do parque, acessada pela ERS-332, também seguirá disponível, além dos espaços laterais e junto ao setor de máquinas.
Outra iniciativa em andamento é a criação de um espaço voltado à acessibilidade e acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Estamos dialogando com a Secretaria Estadual de Turismo para desenvolver essa ação durante a feira, com identificação e acolhimento de famílias e visitantes com autismo”, revelou Orlando.
Com o mês de abril reservado para a montagem da estrutura, limpeza e acabamentos no parque, a Exposol 2025 avança na organização de mais uma edição, reunindo setores produtivos de Soledade e da região. “Estamos encaminhando tudo para que a feira aconteça dentro do planejado. A equipe está mobilizada e seguimos com o compromisso de fazer uma grande Exposol”, finalizou o gestor.
A Exposol 2025 é uma realização da Aprosol, apresentadores Farmácia São João, Icatu Coopera, Stock Center, Vibra Foods, Unifique, e patrocínio da Emater, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e SETUR – Secretaria do Turismo – Governo do Rio Grande do Sul, Cotrijal, Sicredi, Banrisul, Sicoob, Corsan Aegea, Basso Pancote, BRDE, Afubra, Unimed, Coprel, Badesul e Cerfox. O apoio é da Prefeitura de Soledade – 150 Anos, Câmara de Vereadores de Soledade e Ministério da Cultura, Governo Federal e da Lei de Incentivo à Cultura.